Chuvas só chegam no sistema Cantareira no fim de agosto

Por lyafichmann
Vista da represa Jaguari-Jacareí, do sistema Cantareira |  Luis Moura/Folhapress Vista da represa Jaguari-Jacareí, do sistema Cantareira | Luis Moura/Folhapress

Meteorologistas apontam que chuvas só devem atingir a região do sistema Cantareira depois do dia 20 de agosto. Um bloqueio atmosférico vai impedir o avanço de frentes frias na região, deixando o tempo seco em São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com o instituto Somar Meteorologia, é comum a baixa incidência de chuvas nesta época do ano, mas o tempo seco acabou elevando as temperaturas no meio do ano.

Segundo a Sabesp, o calor atípico para o período, mais a Copa do Mundo, fizeram com que 26% dos clientes aumentassem o consumo de água entre 15 de junho e 15 de julho.

Em queda desde o início do ano, os reservatórios do Cantareira armazenavam nesta terça-feira apenas 15,7% da capacidade do sistema.

Racionamento de água em São Paulo causa polêmica 

Enquanto milhares de moradores já sofrem com o corte no fornecimento de água em São Paulo por causa da seca, especialistas debatem se adiantaria fazer racionamento, agora. O Ministério Público Federal deu dez dias para o governo do estado apresentar um plano de rodízio.

Reportagem de Henri Karam
Samuel Barreto – coordenador Água para São Paulo
José E. Cavalcanti – especialista em recursos hídricos

Loading...
Revisa el siguiente artículo