CET prepara esquema especial para Templo de Salomão

Por fabiosaraiva
Caravanas vão a “eventos fechados” no templo desde o dia 19 de julho | André Porto/Metro Caravanas vão a “eventos fechados” no templo desde o dia 19 de julho | André Porto/Metro

Com a presença da presidente Dilma Rousseff, a Igreja Universal do Reino de Deus vai inaugurar oficialmente nesta quinta-feira o Templo de Salomão, no Brás, região central de SP. Também foram convidados pela igreja 27 governadores, ministros de Estado e do STF (Supremo Tribunal Federal), além do presidente do Senado, Renan Calheiros, e do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

A região, que normalmente já tem o trânsito complicado por ter muitos comércios, deve ficar ainda mais congestionada.

O evento tem previsão para começar às 19h. Para tentar organizar o trânsito, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) vai monitorar a região e adotar ações como desvios e interdição de faixas.

A partir das 17h, uma pista da avenida Celso Garcia (sentido centro), entre as ruas Bresser e Júlio Cesar Filho, será interditada para preparação do cortejo. No mesmo trecho, os pontos de ônibus, sentido centro, ficarão interditados das 15h às 21h.

Motoristas que vierem do viaduto Bresser, sentido marginal Tietê, deverão pegar um desvio pela rua 21 de Abril. Já os que chegarem da avenida Rangel Pestana, com destino à Mooca, deverão pegar a rua Brigadeiro Machado.

Para amenizar os impactos no trânsito, a CET exigiu a implantação de semáforos para pedestres e o reforço da sinalização no entorno do templo.

Captura de Tela 2014-07-29 às 21.52.27O edifício tem 35 mil metros quadrados, quase o dobro da basílica de Aparecida, que tem 18 mil metros quadrados. Foram gastos na obra R$ 685 milhões.

O templo tem capacidade para 10 mil pessoas, que sentarão em cadeiras de mármore importadas da Espanha.

O altar tem o formato da Arca da Aliança, onde Davi teria guardado os Dez Mandamentos, e é todo revestido com folhas de ouro. Uma esteira gigante levará o fiel do altar até uma sala-cofre para pagar o dízimo.

O fundador  da Universal, bispo Edir Macedo, pretende transformar  o templo em uma atração turística da cidade. Por isso, dentro do local há o museu do Velho Testamento, que tem um telão com auditório e doze colunas com explicações sobre a origem das 12 tribos de Israel.

No local, também foi construído um jardim com oliveiras importadas de Israel para relembrar o monte onde Jesus Cristo passou sua última noite antes de ser crucificado.

Nesta terça-feira, uma caravana do Rio de Janeiro esteve no local para participar de um “evento fechado” e testes de segurança. A assessoria de imprensa da Universal não soube afirmar quantas pessoas estiveram no local.

A convite do bispo, o templo tem recebido caravanas há 11 dias. Apesar de a inauguração oficial ser na quinta, a abertura ao público só acontecerá a partir de 22 de agosto. A igreja disse que, até lá, as informações sobre a visitação estarão à disposição no site da Universal. 

Loading...
Revisa el siguiente artículo