Parte do metrô será bilíngue durante a Copa

Por Caio Cuccino Teixeira
Comunicação do metrô também facilita usuários do dia a dia | Divulgação/BandNews FM Comunicação do metrô também facilita usuários do dia a dia | Divulgação/BandNews FM

Parte do metrô de São Paulo será bilíngue durante a Copa do Mundo. O aviso sonoro, a comunicação visual e as centrais de informações terão mensagens em inglês para orientar os turistas.

Leia também:
• Passagem do Metrô e da CPTM não devem aumentar em 2014

Segundo a chefe do Departamento de Relacionamento com o Cliente do Metrô, Cecília Guedes, serão priorizadas as estações que dão acesso ao estádio de Itaquera, palco dos jogos do mundial, onde deverá haver funcionários capacitados para se comunicar com os turistas.

“Em todas as estações a gente tem a comunicação visual bilíngue (…), a gente tem todo um material preparado de suporte para várias línguas – com as questões mais básicas –, a gente tem parte dos empregados que estão capacitados para falar em outros idiomas – a maior parte deles em inglês – e a gente também vai contar com voluntários”, disse Cecília.

A comunicação no metrô é importante não só para os turistas, como também para os usuários do dia a dia, pois, muitas pessoas se sentem perdidas durante o trajeto entre as estações. “Eu acho legal [a comunicação] porque eu não uso muito o metrô, então para mim é maravilhoso quando anunciam o nome da estação”, diz um usuário. “Pessoas como eu, meio perdidas no metrô, a gente precisa saber onde vai desembarcar”, completa outra usuária.

Porém, alguns passageiros relataram que os avisos sonoros costumam apresentar falhas. Quando a mensagem é lida ao vivo pelo próprio operador, às vezes falta clareza na fala. Ou então, o volume do alto falante é tão baixo que o barulho ambiente se sobrepõe: “Diariamente eu ouço o cara falando e a voz saindo meio quebrada, como se ele estivesse fanhoso”, conta uma usuária.

A reportagem da Rádio Bandeirantes também flagrou um dos trens da Linha Verde com o aviso sonoro desligado – apenas o sinal de fechamento da porta estava funcionando.

O Metrô reconhece as falhas, mas diz que após a renovação da frota, o problema tende a acabar, porque todas as mensagens serão digitais. A companhia recomenda que os usuários que não entenderem os avisos sonoros comuniquem a falha através dos canais de que são divulgados nas paredes dos trens.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo