Foco

Roubos crescem 47% em fevereiro em São Paulo

Pela nova vez consecutiva, a quantidade de roubos registrou alta na capital em fevereiro. Segundo balanço da SSP (Secretaria de Segurança Pública) divulgado nesta terça-feira, foram 13.166 casos no mês passado, ante 8.928 roubos em fevereiro de 2013 – aumento de 47%. Esse foi o tipo de crime que registrou o maior aumento.

• Apenas 2% dos roubos em SP são esclarecidos, diz secretário

A quantidade de roubos a veículos também subiu, mas em um ritmo menos acelerado: 29%. Foram 4.588 veículos roubados em fevereiro deste ano, ante 3.557 casos no mesmo mês do ano passado.

Recomendados

No Estado, a alta  dos roubos em fevereiro foi de 37,2% – 25,2 mil casos em fevereiro deste ano, ante 18,4 mil no mesmo mês de 2013.

O secretário da Segurança Pública, Fernando Grella, afirmou que roubo é um problema nacional e que o combate efetivo a esse tipo de crime passa por decisões da União.
“Nós estamos fazendo a lição de casa. Eu não posso legislar em matéria penal”. Grella também justificou o aumento à possibilidade de as vítimas registrarem o B.O. pela internet.

O secretário afirmou que irá aumentar o patrulhamento ostensivo e a investigação. Ele também anunciou da contratação de 2.805 novos policiais civis.

Casos de homicídios e latrocínio diminuem

Na contramão dos roubos, a quantidade de homicídios dolosos (com intenção) voltou a registrar queda na capital. Segundo a SSP, foram  86 casos no mês passado, ante 89 de fevereiro de 2013 – queda de 3,4%.

No Estado, a redução foi de 11,3% – 329 casos no mês passado, ante 371 em fevereiro de 2013.

O número de latrocínios (roubo seguido de morte) também caiu em fevereiro de 2014 na capital. Foram 15, ante 13 no mesmo mês do ano passado, queda de 13,3%. “Temos em São Paulo os melhores indicadores. Os dados mostram que somos a capital menos violenta do país”, afirmou o secretário Fernando Grella.

Para o secretário, os número tendem a cair ainda mais com a adoção de medidas como a lei que regulariza os desmanches e a cassação do registro de empresas envolvidas em roubos de carga. Segundo ele, dificultar a compra de veículos roubados ajuda a reduzir o número de roubos. 

crimes-na-capital-620

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos