Polícia Federal faz operação contra lavagem de dinheiro

Por Nadia
Dinheiro apreendido pela Polícia Federal | Divulgação Dinheiro apreendido pela Polícia Federal | Divulgação

Uma grande operação da Polícia Federal foi iniciada, nesta segunda-feira, em seis estados. O alvo da investigação são organizações criminosas que têm como especialidade o crime de lavagem de dinheiro.

Não há informações de quantos grupos estão envolvidos no esquema, no entanto, segundo levantamento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras, órgão ligado Ministério da Fazenda, o montante movimentado superaria os R$ 10 bilhões.

O grupo investigado, além de envolver alguns dos principais personagens do mercado clandestino de câmbio no país, seria responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com crimes como o tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas, desvios de recursos públicos, dentre outros.

Camaro apreendido pela polícia | Divulgação Camaro apreendido pela polícia | Divulgação

Os grupos se utilizavam de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para realizar os crimes.

Os mais de 400 agentes da Polícia Federal envolvidos na operação cumprem 81 mandados de busca e apreensão, 18 mandados de prisão preventiva, 10 mandados de prisão temporária e 19 mandados de condução coercitiva, em 17 cidades.

São cumpridas ainda ordens de sequestro de imóveis de alto padrão, além da apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, e bloqueio de dezenas de contas e aplicações bancárias.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo