Foco

São Paulo deve gastar R$ 30 mi com iluminação para Copa

A Prefeitura de São Paulo pretende investir nos próximos dois meses cerca de R$ 30 milhões com a modernização dos pontos de iluminação de importantes vias de acesso ao aeroporto de Congonhas e ao futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, na zona leste.

O objetivo é melhorar o serviço para receber os cerca de 600 mil turistas que devem visitar a cidade durante a Copa do Mundo, em junho deste ano.

O plano de troca começou no Parque do Carmo, na zona leste,  e deve ser colocado em prática  nas demais vias na próxima semana.

Recomendados

As obras serão executadas pela Ilume (Departamento de Iluminação Pública). A previsão é de que elas sejam finalizadas ainda no mês de  maio.

Na ligação ao aeroporto, serão beneficiadas as avenidas 23 de Maio e Tiradentes, até a praça Campo de Bagatelli. No acesso ao estádio que receberá o jogo de abertura do mundial, a mudança  ocorrerá  no acesso à região de Itaquera e toda a Radial Leste.

A expectativa é que sejam trocados 4 mil pontos de iluminação, incluindo o chamado circuito dos hotéis, na região dos Jardins. A prefeitura irá utilizar lâmpadas de LED e de vapor metálico, que consomem menos energia do que as  de vapor de sódio e mercúrio, atualmente utilizadas na cidade.

Os postes também deverão ser substituídos por modelos mais modernos. Os desenhos já foram escolhidos e se assemelham aos que foram colocados na avenida Paulista, em 2011.

Outro objetivo, segundo o diretor do Ilume, Alberto Serra, é reduzir os casos de furtos de fios aterrados. No ano passado foram roubados cerca de 1 mil km.

Serra explica que as trocas serão feitas também no sistema de aterramento com a colocação de tampas mais resistentes às tentativas de furtos. Ele diz que os trechos beneficiados operam com equipamentos com 20 anos de uso.

São Paulo tem cerca de 500 mil pontos de iluminação pública. No ano passado, a PM identificou 643 pontos com problemas e que teriam relações com crimes. A prefeitura disse que já reparou as falhas.

arte

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos