Foco

Prefeitura de SP quer acelerar emissão de laudos para poda

A prefeitura de São Paulo tenta acelerar a emissão de laudos para poda de árvores ao credenciar engenheiros agrônomos que não sejam dos quadros da administração municipal. Reclamações sobre a demora para o trabalho de corte são bastante comuns entre os ouvintes das rádios do Grupo Bandeirantes de Comunicação. Marcelo Faria, por exemplo, descreve a situação de uma árvore na Avenida Miguel Stéfano. “Você passa pela calçada e já vê a raiz subindo. A copa da árvore está bem grande, começa a deitar um pouco para o lado”.

A casa dos pais da advogada Mariana Drímel foi atingida por uma enorme árvore na noite de quarta-feira; ela teme que o problema ocorra novamente. “Está muito próxima dos fios de eletricidade, principalmente aqui na rua, que é muito arborizada. E as árvores estão numa situação péssima”.

O local onde moram os pais de Mariana, a Rua Campo Verde, no Jardim Paulista, está entre aqueles onde a idade das árvores é bem avançada, de acordo com a engenheira agrônoma e pesquisadora do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Raquel Amaral. “Foram selecionadas algumas ruas em que há exemplares de, por exemplo, 80 anos de idade. Há necessidade de, com o passar do tempo, elas serem substituídas gradativamente. Pode até, também, estar presente o apodrecimento causado por fungos. Quando esse fungo atua numa árvore, há uma maior propensão para a queda desse exemplar também”.

Recomendados

O prefeito Fernando Haddad diz que engenheiros agrônomos poderão emitir laudos para a poda de árvores. À época da apresentação do projeto de lei, o vereador Andrea Matarazzo disse que o tempo para a emissão de laudos poderia cair de dois anos para três meses. A remoção, no entanto, só pode ser autorizada por profissionais credenciados pela prefeitura, segundo o prefeito.

Fernando Haddad explica que o item do projeto do legislativo que também permitia a credenciados atestarem a retirada total foi criticado por ambientalistas que temiam que laudos fossem forjados, mesmo se a árvore estivesse em boas condições.

Sem trabalho de poda, árvores caem na capital paulista | Elisa Klabunde/Portal da Band/Arquivo

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos