Nasa anuncia descoberta de 715 novos planetas

Por Caio Cuccino Teixeira
Descoberta marca aumento significativo no número de planetas pequenos conhecidos | NASA Descoberta marca aumento significativo no número de planetas pequenos conhecidos | NASA

A missão da Nasa (Agência Espacial Americana) feita com o telescópio especial Kepler anunciou nesta quarta-feira a descoberta de 715 novos planetas, revelando sistemas multiplanetários parecidos com o Sistema Solar.

A descoberta marca um aumento significativo no número de planetas pequenos conhecidos, que são mais parecidos com a Terra do que outros planetas já identificados fora do Sistema Solar, segundo informações divulgadas pela Nasa. Quase 95% destes novos planetas são menores que Netuno, que é quatro vezes maior que a Terra.

Quatro dos novos planetas têm menos da metade do tamanho da Terra e orbitam nas zonas habitáveis de seus sóis, definidas pela distância dos planetas de uma estrela que permita a possível existência de água líquida.

Os sistemas multiplanetários descobertos pela Nasa abrem grande espaço para o estudo de planetas individuais e da configuração de vizinhos planetários.

O telescópio espacial Kepler compõe a primeira missão da Nasa dedicada à busca de planetas como a Terra que orbitem estrelas similares ao Sol. Ele foi lançado em 2009.

Conteúdo Patrocinado