Foco

Nível de represa bate maior recorde negativo em 40 anos

O Sistema Cantareira, que fornece água para oito milhões de moradores da Grande São Paulo, apresentou um novo recorde negativo em seu nível nesta segunda-feira.

Segundo o site da Sabesp, a capacidade do reservatório alcançou hoje a marca de 16,7%, a menor já registrada em quarenta anos. O volume representa uma queda de quase 1% no volume de água do reservatório em apenas um dia, já que no domingo a marca era de 17,4%.

Um relatório feito pelo comitê anticrise que monitora a situação do sistema Cantareira mostra que, no pior cenário, o manancial que abastece a Grande São Paulo e a região de Campinas pode ficar sem água até o fim de agosto.

Recomendados

O relatório elabora três cenários possíveis, com base em simulações de quantidade de chuva e captação da água. No cenário mais otimista, o volume útil do sistema Cantareira atingiria 17% em novembro, encerrando o ano com 21%.

Apesar das chuvas fortes que caíram na cidade de São Paulo na última semana situação do reservatória não muda, já que o reservatório da Cantareira fica perto da divisa com Minas Gerais.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos