Reintegração de posse em Itaquera tem confronto e 15 feridos

Por fabiosaraiva
Cerca de 120 policias entraram em confronto com invasores que se recusavam a deixar conjunto habitacional | Mario Angelo/Sigmapress/Folhapress Cerca de 120 policias entraram em confronto com invasores que se recusavam a deixar conjunto habitacional | Mario Angelo/Sigmapress/Folhapress

A PM (Polícia Militar) entrou em confronto nesta quinta-feira com moradores que ocupavam 31 prédios do Conjunto Residencial Caraguatatuba, em Itaquera, na zona leste.

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas e três foram detidas. Desde terça-feira a PM tentava cumprir a decisão judicial, mas as 940 famílias que haviam invadido o local em 2013 se recusaram a sair.  Por volta das 6h de ontem, 120 policiais da Tropa de Choque, da Força Tática e de batalhões da região foram ao local.

Os moradores fizeram barricadas e colocaram fogo em pedaços de madeira, entulho e móveis para impedir o avanço dos policiais. Um carro também foi incendiado.

Objetos e pedras foram atirados em direção aos policiais, que revidaram com bombas de efeito moral e balas de borracha.

Escudos e cacetes também foram usados contra as pessoas que resistiam à ação. Quando cerca de 50 policias fizeram uma formação para tentar forçar a entrada, pessoas montaram uma nova barricada com um botijão de gás.

Moradores disseram que o cenário era de guerra. Alguns tentavam avisar que havia idosos, crianças e pessoas com deficiência nos prédios.

O major Edilson Batista disse que a reação foi “pontual” e que as pessoas que reagiram contra a reintegração não eram moradores.

De acordo com ele, não havia crianças e idosos no local.

Os apartamentos pertencem a Caixa Econômica Federal e estão destinados às famílias cadastradas no programa Minha Casa, Minha Vida. O local foi invadido em julho de 2013, enquanto o processo de legalização para entrega das unidades ainda não havia sido finalizado.

No final da manhã, os moradores começaram a sair dos apartamentos. Às 12h um deles pegou fogo após moradores incendiarem colchões. Um morador precisou pular do terceiro andar para escapar.

A polícia só conseguiu esvaziar os apartamentos por volta das 13h30. A situação parecia controlada, mas, às 15h30, um novo confronto entre a polícia e moradores voltou a acontecer na entrada do conjunto habitacional. Ao menos três pessoas foram detidas e dois policiais feridos, segundo a PM.

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionado para atender 22 moradores – 13 deles tiveram ferimentos. Em nota, a Caixa informou que vai avaliar os danos nos apartamentos para promover a recuperação necessária dos imóveis.

 

Pessoas contrárias à reintegração de posse em Itaquera passam por barricadas em chamas | Avener Prado/Folhapress Pessoas contrárias à reintegração de posse em Itaquera passam por barricadas em chamas | Avener Prado/Folhapress
Reintegração tem confronto na zona leste / Roberta Migliolo/SulAmérica Trânsito Reintegração tem confronto na zona leste / Roberta Migliolo/SulAmérica Trânsito
Roberta Migliolo/Rádio SulAmérica Trânsito Policiais militares e invasores de conjunto habitacional | Roberta Migliolo/Rádio SulAmérica Trânsito

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo