Foco

Homem é preso em Itaquera durante reintegração de posse

Reintegração tem confronto na zona leste / Roberta Migliolo/SulAmérica Trânsito

Um homem foi preso nesta quinta-feira durante a reintegração de posse de 950 apartamentos em um conjunto habitacional em Itaquera, na zona leste de São Paulo.

Leia também:
PMs e moradores entram em confronto em reintegração em SP

«A nossa ação aqui foi de choque negociado. Daqui a pouco, vejo [um homem] jogando gasolina nos policiais. As pessoas que estão fazendo essa bagunça não são moradores; são outras pessoas, outros grupos», afirmou o major Edilson Batista, da Polícia Militar.

Recomendados

Segundo testemunhas, crianças foram usadas como escudo por famílias que resistem à reintegração.

Os prédios pertencem à Caixa Econômica Federal e integram o programa “Minha Casa, Minha Vida”. Enquanto algumas famílias permaneciam dentro dos apartamentos e afirmam temer a ação policial, algumas pessoas atiram pedras na polícia, que revida com bombas.

Segundo a polícia, não há registro de feridos. Algumas testemunhas, porém, afirmam que há feridos dentro do conjunto habitacional.

 

Retirada

Os integrantes do movimento sem-teto montaram barricadas e atearam fogo em objetos para impedir a reintegração de posse.

Policiais militares entraram em confronto com o grupo, que reúne cerca de 3 mil pessoas, nesta manhã.

Nesta quarta-feira, alguns moradores retiraram móveis e outros objetos do conjunto habitacional, após negociarem com policiais militares por mais de 3 horas.

O Conjunto Residencial Caraguatatuba, localizado na Rua Domingo Rubino, tem 47 prédios e foi ocupado no dia 25 de julho de 2013. A decisão da 13ª Vara Cível da Justiça Federal em São Paulo foi expedida em agosto.

O pedido de reintegração de posse foi feito pela Caixa. Segundo a assessoria do banco, esta foi a maior invasão do programa “Minha Casa, Minha Vida” da capital, com cerca de 5 mil pessoas.

Em nota, a Caixa informou que os apartamentos integram a Faixa 1 do programa, destinada a famílias com renda até R$ 1,6 mil por mês. O valor do investimento chegou a R$ 49,6 milhões.

Em nota, a Caixa afirmou que as obras estavam concluídas e a Caixa aguardava o processo de legalização para a entrega aos beneficiários. O sorteio estava previsto para os dias 7 a 9 de agosto de 2013, mas o empreendimento foi invadido no fim de julho de 2013. Ainda segundo a Caixa, o banco não negocia com invasores e busca sempre preservar o direito dos reais beneficiários que foram devidamente selecionados pelo município de acordo com a regras do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

Roberta Migliolo/Rádio SulAmérica Trânsito

Pessoas contrárias à reintegração de posse em Itaquera passam por barricadas em chamas | Avener Prado/Folhapress

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos