Ano começa com aumento de 27% em multas de trânsito

Por Caio Cuccino Teixeira

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) começou o ano a todo vapor. Em janeiro, radares e marronzinhos aplicaram 1,milhão de autuações de trânsito. A quantidade é 27,2% maior do que as 801,1 mil multas registradas no mesmo mês de 2013. Isso significa que, a cada minuto, 22 veículos são multados.

O excesso de velocidade lidera o ranking das autuações, segundo balanço da CET. Foram 423 mil multas, ante 295 mil em janeiro de 2013, um aumento de 43,4%. Em seguida aparece o desrespeito ao rodízio municipal, com 176 mil flagrantes. O número é 113% maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado.

Para o especialista em trânsito Horácio Figueira, o aumento no número de multas mostra a realidade do trânsito da cidade e preocupa. “Chama a atenção o aumento expressivo das multas por excesso de velocidade. Isso mostra que os motoristas continuam a dirigir com imprudência, mesmo com o aumento no número de radares”.

Segundo ele, a fiscalização também deve ser ampliada para a periferia.

Hoje, São Paulo tem 597 radares. Os equipamentos são responsáveis por 7 em cada 10 multas. Para Figueira, o número deveria ser ainda maior. “Só assim a CET vai conseguir reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito da cidade. É preciso doer no bolso”.

As multas por desrespeito às vias exclusivas para ônibus (corredores e faixas) também tiveram alta expressiva (73,7%) – 70,4 mil multas no mês passado, ante 40,5 mil de janeiro de 2013.

O índice é reflexo da expansão das faixas à direita, que começaram a ser implantadas no ano passado. Desde o início da gestão de Fernando Haddad (PT), foram implantados 316,4 km de faixas exclusivas.

E a quantidade de autuações deve aumentar ainda mais porque a CET começou a instalar mais radares nas vias segregadas. Anteontem, começaram a funcionar sete novos equipamentos. Ao todo, são 91 aparelhos específicos para flagrar motoristas que invadem as vias exclusivas. A fiscalização também é feita por 1.854 marronzinhos e por 690 agentes da SPTrans.

As autuações para fretados que circulam dentro da zona de restrição e por falta de cinto de segurança também subiram em janeiro: 65,8% e 18,4%, respectivamente.

multas-transito-arte


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo