45% dos professores têm desconto por falta na rede municipal de SP

Por fabiosaraiva
Callegari deseja mudar peso da saúde no cálculo do bônus | Arquivo Callegari deseja mudar peso da saúde no cálculo do bônus | Arquivo

Problemas de saúde, físicos e emocionais são os principais motivos para a ausência de professores na rede municipal em São Paulo. Por causa da quantidade de ausências no ano passado, 45% dos servidores terão que devolver dinheiro à Prefeitura.

Dos 83 mil funcionários da rede, quase 38 mil terão descontados valores de um bônus que havia sido adiantando em 2013. Em alguns casos, esses descontos chegam a R$ 1,2 mil, dependendo da quantidade de dias fora das escolas.

Ouça também:
Secretário conversou com Carolina Ercolin e Agostinho Teixeira, da Rádio Bandeirantes

 

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o secretário municipal da Educação, Cesar Callegari, reconhece que o ambiente de trabalho dos docentes precisa ser melhorado. “Isso[falta por motivo de saúde] significa que algo não está indo bem nas condições de trabalho”, afirma Callegari, que promete ações para melhorar a situação dos professores. “Com o início da reforma do ensino público, acreditamos que a escola será menos estressante como ambiente de trabalho”.

O secretário lembrou que mudou o peso das faltas por motivo de saúde no cálculo do desconto do bônus. “Ano passado, diminuímos o fator de ponderação por ausências por motivos de saúde de forma a incentivar mais e mais a presença dos professores”.

Uma ideia de Callegari é colocar o bônus atrelado às 10 faltas que o professores têm direito por ano e às seis que ele pode justificar. “Não podemos fazer que ela [a saúde] pese [no cálculo]. A saúde não é uma questão de vontade do professor”.

Para o secretário, a medida não tem um caráter punitivo. “Temos uma preocupação grande com respeito à ausência. Quando um professor se ausenta, sempre é um prejuízo para seus alunos. É algo que nos preocupa porque afeta a qualidade da educação”.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo