Ibirapuera terá ‘rolezinho’ com apoio da prefeitura de São Paulo

Por Tercio Braga
Jovens se reúnem no Ibirapuera | Raquel Cunha/Folhapress Jovens se reúnem no Ibirapuera | Raquel Cunha/Folhapress

O parque do Ibirapuera deve ser palco amanhã de um “rolezinho”. Desta vez, o evento terá o apoio da prefeitura e da  GCM (Guarda Civil Metropolitana). O anúncio foi feito na tarde de ontem, após uma reunião dos organizadores com o secretário de Igualdade Racial, Netinho de Paula.

Os encontros costumam acontecer em shoppings. Depois de casos de tumulto, centros comerciais conseguiram liminares na Justiça impedindo os “rolezinhos”. Segundo Netinho de Paula, foi criada uma associação com 50 jovens para discutir novos locais para as reuniões.

A prefeitura quer convencer os “rolezeiros” a promover os encontros de jovens em locais autorizados, como parques, CDCs (Clubes da Comunidade) e CEUs (Centros de Educação Unificada).

Além de organizar os eventos, os adolescentes ficarão encarregados de intermediar as reclamações que estão chegando na prefeitura em relação aos encontros.

Shoppings

Às 12h de amanhã, também no Ibirapuera, vai acontecer uma reunião dos jovens com representantes do Ministério Público e da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) para discutir a volta dos “rolezinhos” nos centros comerciais. A ideia é que os eventos tenham data marcada, periodicidade e número máximo de mil participantes.

A associação dos “rolezeiros” também vai apresentar à prefeitura um plano de como seriam os eventos nos shoppings, na semana que vem.

Os encontros começaram em 2012 em shoppings mais afastados do centro. O objetivo era promover um encontro entre jovens populares no Facebook e seus “fãs”. Alguns chegam a  ter mais de 25 mil seguidores na rede social.

No dia 8 de dezembro de 2013, um desses eventos, no shopping Itaquera, reuniu cerca de 6 mil jovens, causando tumulto e assustando lojistas e frequentadores.

A polícia chegou a ser acionada e lojas fecharam as portas mais cedo. Depois desse, outros seis encontros terminaram em tumulto.


Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo