CET testa semáforo que abre antes para os ônibus

Por fabiosaraiva
Ônibus e carros na rua Clélia, na Lapa | Reprodução Ônibus e carros na rua Clélia, na Lapa | Reprodução

Os ônibus de São Paulo devem ganhar seu primeiro semáforo exclusivo este mês. O projeto-piloto da CET (Companhia  de Engenharia de Tráfego) prevê a instalação de aparelhos que abrem dez segundos antes para os coletivos. O objetivo, segundo a companhia, é diminuir os conflitos com os carros.

O primeiro equipamento será instalado na esquina das ruas Clélia e Tibério, na Lapa, na zona oeste. Na rua Clélia, as faixas exclusivas para ônibus ficam em lados opostos, dependendo da altura da via. A partir do cruzamento com a rua Crasso, a faixa passa da direita para esquerda. O coletivo é obrigado a entrar na área destinada para os outros veículos, causando problemas.

De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, motoristas e pedestres deverão ser orientados das mudanças, a fim de evitar acidentes.

Para o secretário, o motorista não estaria perdendo 10 segundos, mas ganhando, com o fim do entrelaçamento com os coletivos.

Os semáforos exclusivos vão ter o epigrama de um ônibus visto de lado para serem identificados.

A CET informou que ainda vai enviar detalhes do projeto para o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) para sua normatização.

 

 


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