Foco

Detran vai licenciar veículo que não fez inspeção em 2013

O Detran anunciou que irá licenciar os veículos que não realizaram a inspeção veicular no ano passado. A medida valerá até que a prefeitura coloque em funcionamento o novo modelo de verificação da emissão de poluentes, o que só deve ocorrer no segundo semestre.

Leia também: Agendamento da inspeção veicular deve começar em julho

Motoristas que não passaram por um dos postos de inspeção em 2013 ou foram reprovados só podem ser multados até hoje, último dia de operação da Controlar. As autuações só serão retomadas quando o novo serviço estiver em operação.  Setenta mil veículos foram reprovados no ano passado, segundo a Controlar.

Recomendados

O motorista aprovado ainda pode pedir o reembolso do valor (veja quadro).

Ontem, os 16 centros de atendimento da empresa ainda registraram movimento de motoristas que agendaram o serviço até o dia 26 de janeiro, quando a empresa parou de emitir os boletos.

A prefeitura promete divulgar na próxima semana as regras de transição para o novo modelo de inspeção. Entre elas estará a definição de como será regularizada a situação dos veículos que não fizeram o teste ou foram reprovados em 2013.

A licitação para a contratação das quatro empresas que irão substituir a Controlar deve ser publicada no final do mês e não tem prazo para ser concluída. Segundo especialistas, as vistorias só devem ser retomadas no segundo semestre.

O novo modelo prevê que carros novos só façam os testes a partir do quarto ano. A partir daí, os testes são feitos de dois em dois anos. Apenas carros com mais de 10 anos e  movidos a diesel terão que fazer a inspeção anualmente.

 

70 mil veículos foram reprovados na inspeção veicular no ano passado, segundo balanço da Controlar. 

 

Captura de Tela 2014-01-30 às 19.56.40

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos