Pior seca em 10 anos já ameaça abastecimento em São Paulo

Por fabiosaraiva
Represa de Guarapiranga | Divulgação/Governo do Estado de São Paulo Represa de Guarapiranga | Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Responsável pelo abastecimento de 8 milhões de pessoas nas zonas norte e leste da capital e em 10 municípios da região metropolitana, o sistema Canteira, formado por quatro represas, operava nesta terça-feira com 23% de sua capacidade de armazenamento de água, o que coloca em risco o abastecimento.

De acordo como a Sabesp, o percentual é o mais baixo dos últimos dez anos. Para efeito de comparação, no mesmo dia de 2013, o sistema operava com 52,3%.

A baixa expressiva no Canteira começou a ser registrada em dezembro, quando foram registrados apenas 83 milímetros de chuvas, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O número é o menor dos últimos 84 anos, segundo a Sabesp.

Para prevenir a possibilidade de um racionamento, a Sabesp iniciou uma campanha para orientar a população sobre a importância do uso racional da  água.

A iniciativa recomenda banhos rápidos, deixar a torneira fechada para escovar os dentes e fazer a barba, usar um balde para lavar o carro e a vassoura para limpar calçadas e quintais.

A situação alarmante no Sistema Canteira não deve registrar uma melhora nas próximas semanas. De acordo com o Inmet, o tempo na região Sudeste do país ficará seco pelos próximos 10 dias.

Quando a chuva voltar, não deve ser suficiente para encher as represas que foram o sistema.

“Na segunda semana de fevereiro,  a região metropolitana terá pancadas de chuva no fim de tarde. Elas não terão a intensidade necessária para normalizar a situação no Sistema Cantareira”, diz Celso Oliveira, meteorologista da Somar.

De acordo com a Sabesp, apesar da seca, as demais represas que abastecem a região metropolitana de São Paulo registram nível satisfatório: Alto Tietê (45,4%), Guarapiranga (68,8%),  Alto Cotia (65%) e Rio Grande (93,3%). Mas como elas não são interligadas, não poderão compensar a falta de água registrada no Cantareira.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo