Nasa se prepara para passagem de cometa Siding Spring

Por Tercio Braga
Nasa fez imagem do cometa Siding Spring em 16 de janeiro de 2014 / NASA/JPL-Caltech Nasa fez imagem do cometa Siding Spring em 16 de janeiro de 2014 / NASA/JPL-Caltech

A Nasa (Agência Espacial Americana) vai observar a passagem do cometa Siding Spring próximo à Marte em 19 de outubro deste ano. Nessa data, o cometa vai passar perto de Marte 10 vezes mais próximo do que qualquer cometa identificado já passou pela Terra.

Uma nave espacial em Marte deve ter uma boa visão do núcleo do cometa enquanto ele passa pelo planeta, a cerca de 138 mil quilômetros de distância. Por outro lado, partículas de poeira que o cometa pode deixar na sua passagem seriam uma ameaça para a espaçonave em órbita.

“Nossos planos de usar uma espaçonave em Marte para observar o cometa Siding Spring vai ser coordenado com planos de como as espaçonaves irão se desviar e proteger, se nós precisarmos fazer isto”, disse Rich Zurek, cientista chefe do Programa de Exploração de Marte da Nasa na Califórnia.

Enquanto o cometa passar pelo planeta, uma câmera de alta resolução da agência poderia fornecer imagens de resolução de dúzias de pixels pelo diâmetro do núcleo. Com as imagens, “nós poderíamos aprender sobre o núcleo – sua forma, sua rotação, se algumas áreas na sua superfície são maus escuras que outras”, disse Zurek.

O cometa Siding Spring, nomeado formalmente C/2013 A1, foi descoberto em 3 de janeiro de 2013, do Obervatório de Siding Spring da Austrália. Naquele momento, ele estava mais distante do Sol do que Júpiter. Observações posteriores permitiram que cientistas pudessem calcular a trajetória que o cometa iria fazer enquanto passasse por Marte. As observações em 2014 vão permitir o aprofundamento do caminho do cometa.

NASA/JPL-Caltech NASA/JPL-Caltech
Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo