Guia atenta pais sobre segurança e qualidade do transporte escolar

Por Caio Cuccino Teixeira

Pais devem orientar seus  filhos na hora de ir para  a escola | Daniela Souza/Folhapress

Uma das principais preocupações das famílias em relação à volta as aulas é o transporte escolar. A partir de certa idade, muitas crianças passam a ir para a escola sem a companhia dos pais. Seja de van, de ônibus ou a pé, algumas recomendações são essenciais para garantir a segurança e a tranquilidade dos estudantes na hora de ir para a aula.

A coordenadora da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia, lembra que crianças com menos de 10 anos não devem andar sozinhas na rua. “Crianças com essa idade têm dificuldades de julgamento da velocidade e distância dos carros, e limitação na habilidade motora, visual e auditiva para entender o trânsito”, explica. Portanto é preciso observar se seu filho está apto para enfrentar o trânsito sozinho.

Uma das melhores maneiras de garantir que a criança está pronta para a ir para a escola sozinha é fazer o trajeto com ela algumas vezes. Mesmo que o caminho seja curto, essa atitude é importante para apontar os locais onde ela deve prestar mais atenção, como um grande cruzamento. No caso do ônibus, certifique-se de que seu filho está ciente do ponto em que deve pegá-lo e em qual irá descer.

Para os estudantes que utilizam a van escolar, a primeira orientação para os pais é verificar se o motorista tem autorização e cadastro do município, além da carteira de habilitação categoria D. Essas informações podem ser consultadas na Secretaria Municipal de Transportes da sua cidade.

Oriente seu filho

Especialmente no caso de crianças pequenas, converse com ela sobre como se comportar durante o transporte: ficar sentado, usar cinto de segurança e não tirar a atenção do motorista, por exemplo. Lembre-se de alertá-la de que ela deve sempre descer na calçada, em frente à escola.

Como andar na rua

• Oriente seu filho a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua;

• Utilize a faixa de pedestres sempre que possível;

• Quando não houver faixa de pedestres, procure lugares seguros como passarelas ou locais próximos à lombadas eletrônicas;

• Não atravesse a rua por trás de carros, ônibus, árvores e postes;

• Caminhe de frente para o tráfego (no sentido contrário aos veículos) em estradas ou vias sem calçadas;

• Caminhe em fila única sempre que estiver com mais crianças;

• Faça contato visual com o motorista ao atravessar a rua;

• Ao desembarcar do ônibus, esperar que o veículo pare totalmente para descer.

educar-para-crescer-com-o-metro

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo