Apenas este ano, 14 bikes já foram roubadas na Cidade Universitária

Por fabiosaraiva
Vista panorâmica da Cidade Universitária, no Butantã | Divulgação/USP Vista panorâmica da Cidade Universitária, no Butantã | Divulgação/USP

Pelo menos 14 bicicletas já foram roubadas desde o início do ano na Cidade Universitária, no Butantã, na zona oeste. Apenas no último final de semana foram duas ocorrências. A maior parte das vítimas são pessoas que treinam no campus às terças, quintas e sábados no início da manhã.

Segundo relato de testemunhas, os assaltantes atuam em dupla e utilizam motos para abordar os ciclistas. “É sempre do mesmo jeito. O cara da garupa já está com a arma na mão e manda o ciclista descer da bike. Como as bicicletas são muito leves, eles colocam no ombro e vão embora”, disse à BandNews FM o ciclista Diego Lopes.

Ele afirma  ainda que a ciclovia da marginal do Pinheiros poderia ser uma alternativa para os treinos, mas a via exclusiva está parcialmente bloqueada por causa de obras.

Para Roberto Lamélza, que também frequenta o campus para treinar, a situação pode ficar ainda pior caso a polícia não reforce o patrulhamento. “Está ficando crítico o problema com assaltos dentro da USP. Graças a Deus ainda não aconteceu nada mais grave”.

Procurada, a USP afirmou que o patrulhamento do campus é de responsabilidade da PM (Polícia Militar) desde setembro de 2011, quando foi firmado convênio com a SSP (Secretaria de Segurança Pública).

A PM afirma que fará uma reunião com o delegado titular do 93º DP (Butantã) para adotar ações de segurança na Cidade Universitária. Hoje, o patrulhamento é feito por motos da Rocam (Rondas Onstensivas com Motocicletas).

 

Pedalada

Frequentadores do campus prometem um protesto no dia 1º de fevereiro pedindo mais segurança no local. O evento, chamado “Pedalada e caminhada pacífica por segurança ao atleta”, será realizado na praça da Reitoria. Mais de 600 pessoas já confirmaram presença na página do evento no Facebook.  

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo