Os 291,4 km de faixas exclusivas de ônibus criadas pela gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) não tem convencido os motoristas a deixarem seus carros em casa e optarem pelo transporte público.
Balanço da SPTrans, empresa que gerencia o sistema de transporte municipal, mostra que a quantidade de viagens feitas por passageiros nos coletivos ficou praticamente estável no ano passado, na comparação com 2012. Segundo o levantamento, foram 2,92 bilhões de embarques feitos em 2013, ante 2,91 bilhões do ano anterior – aumento de 0,21%.
De acordo com o diretor de gestão econômica e financeira da SPTrans, Adauto Farias, o número só não fechou em queda porque houve um aumento de passageiros transportados no final do ano. “Em dezembro tivemos um crescimento de 3,29%, na média diária de passageiros, na comparação com o mesmo mês de 2012”, afirma.
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Para Farias, os paulistanos ainda estão digerindo a ideia de trocar o carro pelo transporte público.
“Estamos tendo bons resultados na performance dos ônibus após a implantação das faixas de ônibus e logo teremos uma migração expressiva. No final do ano passado divulgados levantamento que apontou um ganho de 38 minutos nas viagens de ônibus diárias dos paulistanos, após a expansão das vias exclusiva”.
A cidade tem atualmente 413,4 km de faixas para ônibus, à direita, A gestão Kassab já havia entregue 122 km de faixas desse tipo. A multa para o motorista que trafega na faixa é de R$ 53,20. No último ano, as autuações por esse tipo de infração subiram quase nove vezes.