Nível do reservatório da Cantareira chega a 26,6%

Por Tercio Braga

Após o dezembro mais seco desde 1999 na capital, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a situação do Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 8,1 milhões de pessoas na região metropolitana, é classificada como crítica pela Sabesp.

O  último mês de 2013 registrou 83,1 milímetros de chuvas, bem abaixo da média histórica de 208 milímetros.

Nesta segunda, o nível no Sistema Cantareira era de 26,6%. Na mesma data de 2013, o índice era de 48,6%.

O diretor metropolitano da Sabesp Paulo Massato afirma que os dados coletados apontam para uma situação alarmante para o próximo período de estiagem na cidade, entre maio e agosto deste ano.

Ele explica que, desde o início do período das chuvas, em setembro, os índices estão muito abaixo da média. Em dezembro, por exemplo, o Cantareira registrou apenas 60 milímetros de chuvas.

O número é o menor desde o início das medições da Sabesp, que ocorrem há 76 anos. A média histórica para o período é de 226 milímetros.

“O problema é que estamos esvaziando o Sistema Cantareira quando o certo era registramos um aumento no volume de água”, diz Massato. Apesar da situação crítica, o diretor da Sabesp afirma que não há risco de racionamento de água na região metropolitana.

“Não haverá racionamento nos próximos meses. O risco é a situação se prolongar até o próximo período de chuvas. Mas acredito que São Pedro irá colaborar e não teremos outra estiagem tão longa.”

Janeiro deve ser mais chuvoso, diz Inmet

Levantamento feito nos últimos dias pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que, após o fim de ano seco, o paulistano terá um refresco este mês, com a volta das chuvas.

Depois de registrar apenas 83,1 milímetros de precipitações em dezembro, janeiro deve ficar dentro da média de 265 milímetros, segundo os técnicos do Instituto Meteorológico.

A previsão é de que as chuvas fiquem mais intensas entre a última quinzena do mês e a primeira semana de fevereiro , quando devem ocorrer temporais com maior frequência.

O período colocará em teste a preparação da cidade para os temporais.

sistema-cantareira620

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo