A prefeitura resolveu apertar o cerco contra os motociclistas que usam os corredores de ônibus, à esquerda, para fugir dos congestionamentos.
Levantamento feito pela Secretaria dos Transportes mostra que, entre janeiro e outubro deste ano, foram aplicadas, em média 28 multas por dia por este tipo de infração. No ano passado, eram, em média, 19 autuações diárias.
As motos foram o único tipo de veículo que registrou aumento na quantidade de multas. Os carros de passeio registraram uma queda de 4% na quantidade de autuações. Foram 624 por dia, entre janeiro e outubro de 2013, ante 650 no ano passado (veja quadro).
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O valor da multa é de R$ 127,69, além de cinco pontos na carteira de habilitação.
Além de reforçar a fiscalização dos agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a Secretaria Municipal de Transportes habilitou em maio os agentes da SPTrans (empresa que gerencia o sistema de ônibus) para autuar os “furões”. Ao todo, são 690 fiscais.
No o ano que vem, a CET promete aumentar ainda mais a fiscalização, com a instalação de 843 radares em toda a cidade. Também estão sendo instalados outros 200 aparelhos nas faixas exclusivas, à direita.
O objetivo da prefeitura é aumentar a velocidade dos ônibus nos corredores. Hoje, os coletivos rodam a 6 km/h, velocidade similar à de uma pessoa a pé. Além das motos, a prefeitura afirma que os táxis, autorizados a circular pelos corredores, desde que transportando passageiros, também atrapalham a fluidez dos coletivos. No dia 17 de dezembro, após receber um relatório da prefeitura confirmando que os táxis interferem negativamente na fluidez, o promotor Maurício Ribeiro deu prazo de 45 dias para que a prefeitura proíba a circulação de táxis nas vias só para ônibus.
Para 2014, a prefeitura promete fazer mais 234 km de corredores, dos quais 64 km devem começar a ser construídos até março nas avenidas Radial Leste, Aricanduva e 23 de Maio. As obras devem demorar dois anos.