Consumidor colaborador

Por talita
Fabio Melo Fabio Melo

As marcas procuram oferecer uma experiência aos seus consumidores. Na maioria das vezes, as empresas levam ao público algum entretenimento para ativar sua marca. Fábio Melo, gerente de marketing da K&S Alimentos – join venture da Mondelēz Brasil com a BRF, revela como é possível fazer do consumidor um colaborador nas estratégias publicitárias.

Que estratégias as marcas costumam utilizar para que o consumidor colabore em suas ações?

Existem inúmeras formas de nos relacionarmos com nossos consumidores. O ambiente digital facilita essa troca de experiências e é um ambiente aberto tanto para comunicar as nossas novidades como para ouvir a opinião de todos, de forma democrática, aberta e sem filtros. Para incentivar essa colaboração, promoções são ótimos recursos. Uma marca de confiança somada a promoções com prêmios aspiracionais e relevantes sempre são um ótimo convite para começar essa conversa. A partir desse engajamento dos consumidores, podemos trabalhar a comunicação da marca com o apoio deles, os envolvendo de forma completa em nossa estratégia de comunicação. Dar voz aos vencedores de uma promoção, por exemplo, garante maior credibilidade à mensagem, por ser algo verdadeiro, dito por quem consome a marca. Não somos nós, falando de nós mesmos.

Qual a importância dessa participação?

Só conseguimos construir uma marca forte e relevante ao ouvir e atender às necessidades de nossos consumidores. Tê-los participando de forma colaborativa na construção de nossas ações, sempre gera algo mais verdadeiro, mais útil e algo mais inovador, que contribuiu no dia a dia dos consumidores.

O que fazer para evitar erros ou problemas?

Através do diálogo, que hoje se dá de inúmeras formas e canais de comunicação, podemos avaliar o sucesso e aprender com nossos erros. Com essa constante troca, podemos trabalhar de forma ágil, eficiente e de forma cada vez mais transparente.

Como nasceu a ideia do livro de receitas?

O livro é o fechamento de um ano praticando cozinhaterapia com nossos consumidores. A partir da estratégia de reunir ações que contribuem para o engajamento dos fãs de cream cheese Philadelphia, anunciamos o lançamento do livro on-line de receitas “10 Motivos para praticar cozinhaterapia”. Para baixar o conteúdo do livro, basta acessar o site philadelphia.com.br/cozinhaterapia.

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