Faixas de ônibus terão 240 radares até janeiro

Por Carolina Santos

A CET promete instalar até janeiro 240 novos radares para fiscalizar a invasão das faixas de ônibus. Por enquanto, a fiscalização é feita apenas pelos marronzinhos e por 690 fiscais da SPTrans.

Segundo o secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, equipamentos já começaram a ser instalados nas avenidas Teodoro Sampaio, Cruzeiro do Sul, Itaquera e  Aricanduva, e na rua Melo Freire. A multa para quem invade a via exclusiva, à direita, é de R$ 53,20, mais três pontos na CHN.

Com o aperto na fiscalização a prefeitura pretende aumentar ainda mais a velocidade dos ônibus, que teve uma melhora de 48% depois da implantação de 243 km de faixas exclusivas. A velocidade média passou de 13 km/h para 20 km/h.

Também serão feitas 111 pequenas obras viárias para melhorar a fluidez nas faixas.  “São ajustes que faremos em locais onde existem gargalos para os ônibus”, afirmou o secretário.

Até o final do ano, ainda serão implantados 57 km de faixas em vias  como Corifeu de Azevedo Marques, Assis Ribeiro e Zaki Narchi, completando 300 km desde o início do ano.

Até 2016, a prefeitura pretende entregar 150 km de corredores, à esquerda, todos eles com ciclovias.

O secretário admitiu que o bilhete único mensal não  vai começar em novembro, como havia sido prometido. E também pediu desculpas ontem pela falta de informações sobre mudança de itinerário em 46 linhas na zona leste, o que provocou enormes transtornos na segunda-feira. “Vamos distribuir 300 mil panfletos para esclarecer os usuários sobre as mudanças.”

 

ônibus-radares-corredor-arte

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo