Foco

Passageiro vira ‘barata tonta’ com mudanças em linhas

Ponto lotado na avenida Sapopemba, na zona leste  | Rivaldo Gomes/Folhapress
Ponto lotado na avenida Sapopemba, na zona leste | Rivaldo Gomes/Folhapress

No primeiro dia útil após mudanças em 46 linhas de ônibus na zona leste, passageiros ficaram perdidos e enfrentaram longas filas em pontos e terminais na segunda-feira. Parte das linhas foi desativada. Outras, tiveram o itinerário alterado justamente na região onde há mais problemas no transporte público da capital.

Sem informação, passageiros que precisavam pegar ônibus no terminal Carrão vagavam de ponto em ponto até descobrir qual linha utilizar. Quando conseguiam se encontrar, tinham de encarar filas  e ônibus lotados. “Fiquei procurando o ônibus por mais de 20 minutos, parecia uma igual barata tonta. Quando achei, parecia uma lata de sardinha de tão cheio”, disse a dona de casa Joelma Guimarães, de 49 anos.

Recomendados

Na avenida Sapopemba, passageiros em pontos lotados reclamavam da demora. O problema foi causado pela extinção de linhas, fazendo com que passageiros tenham de usar mais de um ônibus para fazer o mesmo percurso. “Está um inferno isso aqui. Antes eu pegava uma linha só para ir para casa. Agora pego dois ônibus, e eles já chegam lotados”, reclama a aposentada Sirlene Silva, de 62 anos.

Desde o início do ano, a SPTrans (empresa que gerencia o sistema) já extinguiu pelo menos 80 linhas na cidade. Ao todo, serão cortadas 400 das 1.305 linhas da cidade. A medida faz parte da reestruturação do sistema e tem como objetivo acabar com linhas sobrepostas, aumentar a fluidez e diminuir a lotação.

Na zona oeste, a extinção de linhas também causa problemas. “Fiquei mais de 30 minutos ontem no ponto da avenida Corifeu de Azevedo Marques ate descobrir que o Jardim Miriam não passava mais na Paulista. Agora tenho que pegar ônibus e metrô”, diz a estudante Luiza de Novelli, de 16 anos.

A SPTrans afirma que equipes de Planejamento e de Operações estão acompanhando as alterações. Caso necessário, serão realizados ajustes nos próximos dias.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos