Foco

De acordo com Sebrae, projeto de aumento do IPTU é ilegal

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) será um dos prejudicados caso passe a valer o aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial e Urbano) em São Paulo. A instituição considera o projeto ilegal. “Ele precisa levar em conta a capacidade contributiva, de pagar dos cidadãos”, disse, à Rádio Bandeirantes, o diretor-superintendente da instituição, Bruno Caetano.

Veja também:

Base de Haddad foi responsável por aprovar aumento do IPTU

Recomendados

Haddad negociou com Câmara para aprovar alta do IPTU

Haddad quer acelerar votação do IPTU para reduzir desgaste

Nesta quarta-feira, a Câmara Municipal deve fazer a segunda votação sobre o projeto. Se ele for aprovado, o Sebrae pretende entrar com ações na Justiça contra os aumentos, que estão previstos em 20% para residências e em 35% para imóveis comerciais.

Caetano observa que esse valor é para apenas um ano, mas que, até o final da gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), ele deve chegar a 80%, no caso das empresas. “Evidente que não tem nenhum comerciante que espera faturar isso a mais nos próximos quatro anos”.

Veja também: 

Câmara aprova reajuste de até 20% no IPTU residencial

Prefeitura de SP propõe reajuste menor de IPTU a partir de 2015

Produtos podem subir com reajuste do IPTU, diz Fecomercio

Na visão do diretor do Sebrae, o aumento pode ter algumas consequências, como elevação da informalidade, do desemprego, do fechamento de empresas. “E pode aumentar a inadimplência. As pessoas podem simplesmente não pagar o IPTU”.

Para a economia paulistana, um risco é perder empresas para cidades da região metropolitana. “Hoje, a região metropolitana oferece outras oportunidades de negocio.  São Paulo não pode se dar ao luxo de perder empresas”.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos