Prefeito de São Roque faz inspeção em instalações do Instituto Royal

Por fabiosaraiva
Instituto Royal teve cães levados em resgate de ativistas | Jardiel Carvalho / Frame/Folhapress Instituto Royal teve cães levados em resgate de ativistas | Jardiel Carvalho / Frame/Folhapress

O prefeito de São Roque faz uma inspeção no prédio do Instituto Royal para saber as condições do local depois da invasão de ativistas na semana passada.

Segundo Daniel de Oliveira Costa, o edifício está em ótima situação e uma interdição foi totalmente descartada.

As atividades no Instituto Royal estão suspensas, mas dois funcionários ainda cuidam de ratos e coelhos usados em pesquisas científicas.

 

A invasão

Na última sexta-feira, o instituto em São Roque foi invadido por ativistas. Além dos 178 cães, foram furtados sete coelhos – que também eram submetidos a testes, como mostra outro documento obtido pela Band. No sábado, um protesto contra o uso de cobaias acabou em vandalismo.

Leia também:

Ministro da Ciência e Tecnologia defende testes em animais

Proprietário de canil que cria beagles é hostilizado no interior de São Paulo

Deputados fazem ato contra testes em animais

Com medo de nova invasão, Instituto Royal reforça segurança

A polícia disse que o material de pesquisa entregue pelos ativistas será levado para o instituto de criminalística. O objetivo é avaliar se o Instituto Royal agia dentro das normas previstas em lei para pesquisas com cobaias.

Dos exames realizados no Instituto Royal entre 2006 e 2012, 62,3% são testes de produtos farmacêuticos, como por exemplo, para combater o câncer. Vinte por cento eram destinados à pesquisa e desenvolvimento de moléculas e 1,3% teve como o fim a avaliação de cosméticos.

O Instituto Royal afirmou que, se a polícia recapturar beagles furtados, vai tratar e colocar para adoção os cachorros. As pesquisas feitas com os animais – algumas com mais de dez anos de duração – foram perdidas. O laboratório disse que o prejuízo é incalculável para a ciência e a saúde brasileiras.

[poll id=”84″]

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo