Brasil

Dilma seria reeleita no 1º turno mesmo contra Marina, diz Ibope

Dilma minimiza disputa eleitoral antecipada | Jorge Araújo/Folhapress
Dilma minimiza disputa eleitoral antecipada | Jorge Araújo/Folhapress

Uma pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Ibope mostra que a presidente Dilma Rousseff (PT) venceria ainda no primeiro turno, caso a disputa ocorresse hoje. Nos quatro cenários apresentados, a petista soma mais pontos do que todos os rivais juntos.

No primeiro caso, Dilma aparece com 41% das intenções, ante 14% do senador Aécio Neves (PSDB-MG), e 10% do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). As opções por voto nulo ou branco somam 22%. 13% disseram que não sabem em quem votar ou não responderam.

Recomendados

Na segunda alternativa, onde o candidato do PSB é Marina Silva, Dilma tem 39%, ante 21% da ex-senadora, e 13% de Aécio. 16% votariam em branco ou anulariam o voto. Outros 11% não sabem.

No terceiro cenário o candidato tucano é José Serra, ex-governador de São Paulo. Nessa hipótese, a presidente Dilma soma 40% das intenções. Serra surge com 18%, oito pontos a mais do que Eduardo Campos. A soma dos que votariam em branco ou nulo e que não responderam chega a 31%.

No último caso, Dilma derrotaria Marina Silva e Serra. a petista contabiliza 39% das intenções de voto, ante 21% de Marina e 16% de Serra. Nulos, brancos e indecisos são 25%.

Na pesquisa anterior, divulgada em 26 de setembro, pelo jornal O Estado de São Paulo, Dilma aparecia com 38%. Marina Silva, que até então pretendia se candidatar pelo Rede Sustentabilidade, figurava em segundo lugar com 16%. Aécio Neves tinha 11% e Eduardo Campos 4% das intenções de voto.

No total, O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 143 municípios, entre os dias 17 e 21 de outubro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos