Foco

Invasão ao Instituto Royal causou prejuízo ao país, diz pesquisador

Instituto Royal teve cães levados em resgate de ativistas | Jardiel Carvalho / Frame/Folhapress
Instituto Royal teve cães levados em resgate de ativistas | Jardiel Carvalho / Frame/Folhapress

O coordenador do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal, Marcelo Morales, afirmou que a invasão ao Instituto Royal, na cidade de São Roque, no interior de São Paulo, causou prejuízos à pesquisa científica brasileira.

ANÚNCIO

Leia também: 

Câmara dos Deputados vai investigar o Instituto Royal

Recomendados

ONG critica retirada de cães de instituto em São Paulo

 

“O prejuízo é para o Brasil. O país investiu em descobertas por cientistas brasileiros”. Segundo o médico, o governo fez investimentos no laboratório de São Roque para desenvolver moléculas e remédios em território nacional.

“O instituto foi parcialmente destruído pelos ativistas, parte dos estudos se perdeu, uma vez que dependiam do acompanhamento das cobaias”, afirma em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Secretário da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Morales explica que os cães utilizados nos testes nasceram e foram criados no laboratório.

O médico ressalta que os animais não estão acostumados ao convívio no meio externo e podem apresentar baixa imunidade a vírus e bactérias.

Ele também esclarece que o Instituto Royal era inspecionado pelo Conselho e que investigações conduzidas pela promotoria de São Roque não encontraram indícios de maus tratos.

Marcelo Morales foi entrevistado por Milton Parron no programa Ciranda da Cidade.

Tags

Últimas Notícias