Foco

Estudantes liberam portão 1 da USP após 4 horas de protesto

Manifestantes cercaram carro em frente o portão 1 da Universidade | Apu Gomes/Folhapress
Manifestantes cercaram carro em frente o portão 1 da Universidade | Apu Gomes/Folhapress

Estudantes da USP (Universidade de São Paulo) protestam contra a falta de diálogo com a direção da universidade na manhã desta sexta-feira. O grupo, de cerca de 80 pessoas, fecha o portão 1 da Cidade Universitária, que fica na zona oeste de São Paulo. A PM (Polícia Militar) acompanha a manifestação e não há registro de confronto.

Leia mais: Protesto na USP pode mudar decisão da Justiça

«Exigimos que a USP abra negociação imediata para eleição direta para reitor. Até agora, a universidade não fez isso», disse, à Rádio Bandeirantes, o estudante Pedro Serrano, diretor do DCE (Diretório Central dos Estudantes). «A gente acha que a universidade precisa de um debate aberto de ideias», diz o aluno do curso de Ciências Sociais, de 22 anos.

Recomendados

Segundo Serrano, a manifestação acabaria assim que a reitoria se colocasse disposta a conversar sobre as propostas dos estudantes. «A tônica segue de nós buscarmos o diálogo com todo mundo, mas, infelizmente, somos sumariamente ignorados pela reitoria. O culpado[do protesto] é o reitor da USP. Há mais de 15 dias queremos negociar e o [reitor João Grandino] Rodas não nos atende. No momento em que a reitoria nos ligasse, acabaríamos imediatamente com o protesto. A reitoria não abre negociação com a gente. Nós achamos que não deveria acontecer isso hoje [protesto]. Se a reitoria ligasse, isso não aconteceria».

Perguntado se não se sente prejudicado com a paralisação das aulas, o estudante disse: «Tudo o que eu queria nesse momento era estar dentro de uma biblioteca».

Serrano volta a pedir diálogo com Rodas. «Os estudantes querem uma saída negociada dessa manifestação. A única maneira de se resolver essa situação é negociando».

Os estudantes pedem democracia e eleições diretas para Reitor | Brazil Photo Press/Folhapress

 

 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos