Foco

Começa a ser votado nesta quarta o aumento do IPTU em São Paulo

Valor do IPTU pode ficar mais caro em São Paulo | Stephen Jaffe/FMI
Valor do IPTU pode ficar mais caro em São Paulo | Stephen Jaffe/FMI

Começa a ser votado nesta quarta-feira o projeto que reajusta o IPTU (imposto predial territorial urbano) dos imóveis em até 45% na cidade de São Paulo. O Jornal da Band (assista o vídeo abaixo) foi à Câmara Municipal saber a opinião dos vereadores sobre o aumento abusivo que causou a revolta dos moradores.

Veja também
Prefeitura de São Paulo pretende renegociar dívida com a União

Na semana da votação do aumento do IPTU em São Paulo, o autor do projeto, o prefeito Fernando Haddad, tomou uma decisão: tirou férias e foi viajar com a família para a Itália.

Recomendados

Pressão

Entidades e associações de bairro da capital decidiram adotar uma estratégia de “guerrilha digital” para pressionar os vereadores a votarem contra a proposta de reajuste do IPTU 2014 de até 30% para imóveis residenciais – no caso dos comerciais, o teto é 45%.

Capitaneada pela AME Jardins, a ação prevê o envio de e-mails para os parlamentares que compõem as comissões de Constituição e Justiça, Política Urbana e Finanças e Orçamento.

No material entregue para os associados, há uma lista com o nome do vereador alvo, seu endereço eletrônico e a justificativa para o envio do manifesto digital.

Também será feito um abaixo-assinado on-line contra a revisão, que foi incluída na proposta de Orçamento enviada pelo prefeito Fernando Haddad (PT) à Câmara Municipal. O documento, que contará com o apoio de associações do Pacaembu, Lapa, Vila Maria, Jardins, Vila Mariana, entre outras, terá uma cópia entregue em cada um dos 55 gabinetes da Câmara Municipal.

Além das blitze eletrônicas, as entidades irão aguardar a votação do projeto para decidir se irão ou não recorrer à Justiça conta o aumento do IPTU. A previsão é de que o texto chegue ao plenário até o final do mês. Com ampla maioria na Câmara, Haddad não deve enfrentar dificuldades para que o reajuste seja aprovado.

Créditos da Reportagem:
Sandro Barboza – repórter
Gilson Barreto – vereador do PSDB
Rubens Calvo – vereador do PMDB
José Police Neto – vereador do PSD
Reis – vereador do PT
José Américo – presidente da Câmara dos Vereadores/SP
Gilberto Natalini – vereador do PSDB


[poll id=»73″]

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos