Temperatura no planeta pode subir 4,8ºC até 2100

Por talita
Rajendra Pachauri, Presidente do painel expõe o relatório | Bertil Enevag Ericson/TT News Agency/ Reuters Rajendra Pachauri, Presidente do painel expõe o relatório | Bertil Enevag Ericson/TT News Agency/ Reuters

A temperatura do planeta subirá entre 0,3 e 4,8 graus Celsius no século 21, afirma o relatório, divulgado nesta sexta-feira, pelo IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas). O organismo também prevê que o nível do mar deve subir entre 26 e 82 centímetros até 2100, e destaca que está cada vez mais clara a responsabilidade do homem na mudança climática.

O IPCC considera agora “extremamente provável” que a influência humana seja a principal causa do aquecimento global observado desde medos do século 20. Os especialistas calculam essa certeza em 95%, contra 90% do relatório anterior de 2007.

O estudo analisa quatro cenários possíveis sobre as mudanças climáticas até 2100, mas sem um pronunciamento sobre a maior possibilidade de cada um virar realidade. No caso mais otimista, a temperatura subirá 0,3°C e na hipótese mais pessimista, 4,8°C na comparação com a temperatura média do período 1986-2005.

A variação da temperatura dependerá, em grande medida, da emissão de gases que provocam o efeito estufa na atmosfera nas próximas décadas. A temperatura terrestre já aumentou quase 0,8°C desde a época pré-industrial. “Para limitar a mudança climática é necessário reduzir substancialmente e de forma duradoura a emissão de gases do efeito estufa”, afirmou, em comunicado, Thomas Stocker, vice-presidente do painel.

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo