Foco

SP: Av.Brigadeiro ganha faixa exclusiva de ônibus

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implanta hoje três novas faixas de ônibus e amplia o corredor Pirituba-Lapa-Centro. Serão  10,5 km vias segregadas.

Na avenida Brigadeiro Luís Antônio, a faixa exclusiva será em toda a extensão no sentido centro. Serão 4,8 km desde a praça Dom Gastão Liberal Pinto até a rua Maria Paula.

No sentido bairro, a faixa será implantada entre a rua Santo Amaro e a rua dos Ingleses e, também, entre a rua Groenlândia e a praça Dom Gastão Liberal Pinto.

Recomendados

As faixas estarão à direita e vão funcionar de segunda a sexta-feira das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. No sentido bairro, nos demais trechos onde já havia o corredor, a operação será em período integral.

Nos trechos onde os carros são autorizados a circular, a pintura na pista terá uma das faixas contínuas e a segunda pontilhada.

Na avenida Águia de Haia, na zona leste, uma faixa de 4,3 km vai funcionar por toda sua extensão de segunda a sexta-feira, no sentido centro, das 5h às 9h e, no sentido bairro, das 17h às 20h.

A rua João Teodoro, entre as avenidas do Estado e Tiradentes, receberá 0,9 km de extensão de pistas exclusivas. Ela vai funcionar de segunda a sexta, das 6h às 10h.

 

Corredor

O corredor de ônibus Pirituba-Lapa-Centro será ampliado na avenida Francisco Matarazzo. A pista vai complementar trechos onde havia o compartilhamento com outros veículos. Ela funcionará de segunda a sexta-feira, das 4h às 23h, e aos sábados, das 4h às 15h.

Neste trecho já haverá aplicação de multas a partir de hoje. Invadir o corredor gera multa de R$ 127,69 e ainda a soma de cinco pontos na carteira de habilitação.

Para as demais faixas, haverá um período de adaptação. Ainda não há uma data  definida para as multas começarem a ser aplicadas.

 

Mais faixas

A meta original do prefeito Fernando Haddad (PT) era de, até dezembro,  implantar 150 km de faixas. Depois dos protestos de junho pela redução da tarifa e melhorias no transporte público, ele reviu a promessa para 220 km.

20130819_SP02_Faixa-exclusiva

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos