Frota de veículos chega a 7,5 milhões na capital

Por Carolina Santos

A capital tem hoje 7,5 milhões de veículos registrados, segundo dados divulgados ontem pelo Detran-SP. O número, de julho, mostra um crescimento de 200 mil unidades em um ano. Em julho de 2012, a frota paulistana era de  7,3 milhões.

Na separação por tipo de veículo, a capital tem hoje 5,3 milhões de carros –cerca de 3,5 milhões em circulação–, 981 mil motos, 148 mil caminhões e 43,4 mil caminhões.

Com relação ao Estado de São Paulo, a frota chegou a 25 milhões. Os números do Detran-SP apontam que foram registrados 100 mil novos veículos por mês desde julho do ano passado, quando a frota somava 24 milhões de unidades.

De acordo com o Detran-SP, São Paulo tem mais veículos registrados do que os estados das regiões Sul e Centro-Oeste do país juntos, incluindo o DF (Distrito Federal).

Hoje, o Estado tem 16 milhões de carros registrados,  4,8 milhões de motos, 810 mil caminhões e 149 mil ônibus, de acordo com os números apresentados pelo órgão estadual.

 

Mobilidade  

Para o engenheiro Sergio Ejzenberg, o aumento da frota de veículos não é um problema, mas sim a falta de um sistema de transporte público eficiente, que leve a população a trocar o carro pelo ônibus ou metrô. “Hoje, a qualidade do serviço prestado é péssima. O carro  vira uma fuga da espera no ponto de ônibus ou do metrô superlotado”, diz Ejzenberg.

Segundo Ejzenberg, Estado e prefeitura não  devem se preocupar com medida de controle do crescimento da frota, mas em melhorar a qualidade dos ônibus  e ampliar a rede de metrô na capital.

 

Raio-x-da-frota

Conteúdo Patrocinado
Loading...
Revisa el siguiente artículo