Planetários de São Paulo reabrirão até dezembro

Por Carolina Santos
Planetário do Ibirapuera está fechado desde março | André Porto/ Metro Planetário do Ibirapuera está fechado desde março | André Porto/ Metro

Os dois planetários da capital vão voltar a funcionar até o final deste ano. A promessa é da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Segundo a pasta, uma licitação está em andamento para a escolha dos futuros administradores dos planetários do Ibirapuera e do Carmo.

A escolha de novos gestores privados é uma tentativa de contornar problemas de infraestrutura dos espaços.

Inaugurado em 1957, o planetário do Ibirapuera foi fechado em março após ser atingido por um raio durante uma tempestade. A centelha afetou a rede elétrica que abastece o planetário, o que paralisou suas atividades.

No planetário do parque do Carmo, na zona leste, o problema é mais grave. Alguns meses depois da inauguração, em 2005, o planetário foi fechado por problemas estruturais. A obra foi reentregue em 2010, mas o projetor estava com fungos na lente.

O problema só foi resolvido em agosto do ano passado. O planetário funcionou em caráter experimental até o final de janeiro, mas voltou a ser interditado por problemas na parte hidráulica do prédio. Ao todo, foram gastos R$ 16 milhões.

Além de prometer a reabertura dos dois locais, a prefeitura diz que também inaugurará um terceiro planetário, no bairro Bela Vista, em 2015.

Loading...
Revisa el siguiente artículo