Foco

Vulcão entra em erupção na Indonésia e mata seis pessoas em uma praia

Torrentes de lava atingiram e mataram seis pessoas que dormiam em uma praia; Monte Rokatenda cobriu o céu com uma enorme nuvem de cinza

Monte Rokatenda, na ilha de Palue em 11 de agosto |Reuters
Monte Rokatenda, na ilha de Palue em 11 de agosto |Reuters

Um vulcão entrou em erupção em uma pequena ilha no centro da Indonésia neste sábado, expelindo cinzas para o céu e desencadeando torrentes de lava que atingiram e mataram seis pessoas que dormiam em uma praia, informaram autoridades.

O Monte Rokatenda, na ilha de Palue, enviou enormes nuvens de cinza e rochas a dois quilômetros no ar, informou Surono, chefe do centro de vulcanologia local.

Recomendados

«Há seis vítimas que foram envoltas em lava incandescente», informou Johanes Berchmans, chefe da agência de gerenciamento de desastres no distrito de Sikka, à AFP.

«Elas foram arrastadas pela lava quente quando estavam dormindo na praia de Punge», esclareceu.

Três adultos com idades entre 58 e 69 anos foram encontrados mortos, enquanto três crianças com idades entre cinco e oito também morreram, embora seus corpos ainda não tenham sido recuperados, explicou.

Surono, que, como muitos indonésios, tem apenas um nome, disse à AFP que os trabalhos das equipes de resgate eram difíceis «porque a área ainda está muito quente».

O vulcão Rokatenda vem mostrando sinais de aumento de atividade vulcânica desde outubro, e as autoridades baniram as pessoas de realizar qualquer atividade a menos de três quilômetros da cratera para diminuir os riscos de vítimas fatais.

A erupção do vulcão começou às 04h27 locais (17h27 de Brasília de sexta-feira) e prosseguiu por quase quatro horas, disse Surono.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos