Tragédia da TAM: Piloto diz que alertou sobre problema na pista

Por Tercio Braga
Amigos e parentes das vítimas do acidente protestam | Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr Amigos e parentes das vítimas do acidente protestam | Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

A Justiça começou a ouvir nesta quarta-feira as testemunhas de acusação no processo que apura a responsabilidade sobre o acidente do voo JJ 3054, da TAM, em 17 de julho de 2007, que resultou na morte de 199 pessoas.

Os réus são a ex-diretora da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) Denise Abreu, o então vice-presidente de operações da TAM Alberto Fajerman e Marco Aurélio dos Santos de Miranda, que ocupava o posto de diretor de segurança de voo da empresa.

Uma das testemunhas, o piloto José Eduardo Brosco, disse que alertou Marco Aurélio dos Santos sobre os problemas na pista de Congonhas em dias de chuva.

Segundo Brosco, após enfrentar dificuldades durante um pouso em Congonhas um dia antes do acidente, ele entregou um relatório apontando para o risco de aquaplanagem.

Antes do piloto, a desembargadora Cecília Marcondes afirmou que a Anac enviou um estudo, sem validade técnica, como se fosse um certificado internacional garantindo a segurança das pistas.

A desembargadora relatou que solicitou à Anac, em fevereiro de 2007, uma tabela indicando a extensão da pista e qual tipo de aeronave poderia pousar nela. Posteriormente, descobriu-se que o documento enviado pela Anac não possuía validade técnica.

Nesta quinta-feira, a Justiça irá ouvir mais duas testemunhas de acusação. Em novembro, serão seis testemunhas de defesa. Outras 15 irão prestar depoimento em dezembro, no Rio. Não há prazo para o fim do julgamento.

Acidente

O voo 3054, vindo de Porto Alegre (RS), chegou a São Paulo por volta das 18h40. A aeronave iniciou o pouso em Congonhas, sob chuva. Com um dos reversos (sistema de freios) desativado, os pilotos não conseguiram parar o Airbus, que atravessou a pista e bateu em um prédio de cargas da TAM, na avenida Washington Luís.

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