Troca de semáforos na cidade de São Paulo vai reduzir panes em 50%

Por Carolina Santos
Prefeitura promete acabar com panes em faróis | ANDRE PORTO/METRO Prefeitura promete acabar com panes em faróis | ANDRE PORTO/METRO

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) deu início ontem à revitalização de 4,8 mil dos 6,2 mil cruzamentos semaforizados da capital.  Segundo o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto,  no próximo período de chuvas, o número de interrupções de faróis causada s por descargas elétricas será reduzido em 50%.

Em média, 40 faróis sofrem pane diariamente. Quando chove forte, o número sobe para 400. E o problema não para por aí. Como a CET só toma conhecimento de uma pane quando alguém liga ou um marronzinho relata o ocorrido, o conserto demora até 48 horas.

Para tentar mudar isso, a prefeitura investiu  R$ 221,9 milhões para substituir o sistema, que já está em operação há 30 anos.

Os novos semáforos contam com fio-terra e GPS. Com isso, a descarga elétrica é desviada. Se houver uma pane, o GPS informa à central da CET e uma equipe é enviada ao local imediatamente.

Os principais cruzamentos, cerca de 1,4 mil, terão no-break. Isso garante que o semáforo continue funcionando por duas horas, mesmo quando falta energia.

Até o final do ano, 1,5 mil cruzamentos serão revitalizados. A instalação ocorrerá simultaneamente em todas as regiões. A prefeitura promete que todo o sistema estará implantado até dezembro de 2015.

 

CPI

Controlada pelo PT, a CPI dos Transportes da Câmara discutiu ontem a convocação de diretores do Metrô, CPTM e EMTU. Investigação do MP apura um suposto esquema de propina em licitações de trens.

Loading...
Revisa el siguiente artículo