Foco

Prefeitura deve liberar táxis nas faixas exclusivas de ônibus

O secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, afirmou ontem que o DSV (Departamento de Operação do Sistema Viário) estuda liberar a circulação de táxis nas faixas exclusivas de ônibus, à direita. Atualmente, os taxistas só podem circular nos corredores, que ficam à esquerda. Ainda não há data para a medida entrar em vigor.

A proibição de circular nas faixas de ônibus tem provocado reclamações dos taxistas, principalmente após a implantação das novas faixas nas avenidas Paulista e Doutor Arnaldo.

Os taxistas reclamam por só poderem entrar no espaço destinado aos ônibus para embarque ou desembarque de passageiros. “É injusto deixarem a gente fora da faixa. Também somos transporte público. Espero que a medida entre em vigor logo”, diz o taxista Fernando Nogueira, de 31 anos, que trabalha na região da Paulista.

Recomendados

Trafegar pela faixa exclusiva de ônibus rende multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira. No corredor (à esquerda), são R$ 127,69, e cinco pontos na CNH.

 

Velocidade

Ontem, no primeiro dia de funcionamento da faixa exclusiva do Corredor Norte/Sul, a velocidade média dos ônibus que circulavam pela avenida Tiradentes, no centro, praticamente dobrou. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a velocidade passou de 14 km/h, durante o horário de pico da manhã (6h às 9h) na semana passada, para 25 km/h no mesmo período de ontem.

Também foram inauguradas ontem faixas exclusivas para coletivos na avenida Sapopemba, na zona leste, e na rua Loefgreen, na zona sul.

Até o final do ano, a prefeitura promete entregar 220 km de faixas exclusivas.

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos