50 Pinguins são encontrados mortos nas praias de Canto Grande-SC

Grande parte dos animais foi encontrada na orla das praias de Canto Grande

Aproximadamente 50 pinguins já foram encontrados mortos desde a semana passada nas praias de Bombinhas, em Santa Catarina. Segundo a Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), grande parte dos animais foi encontrada na orla das praias de Canto Grande.

Durante esta época do ano, os pinguins se deslocam de regiões ao sul do globo terrestre, como Patagônia e Antártida, trazidos pelas correntes marítimas. Na maioria das vezes os animais chegam perdidos e debilitados às praias do Sul do país. “Os pinguins chegam aqui muito exaustos e desnutridos, e a maioria deles – por incrível que pareça – morre de frio”, afirma o fiscal ambiental Antônio Nunes da Silva.

A praia de Bombinhas não possui um centro de recuperação para este animais, portanto as equipes da Famab monitora o movimento dos pinguins na região e os encaminha para outras cidades. “Esta semana foram resgatados cinco pinguins vivos e mais de 50 mortos. Os vivos são levados para a Polícia Ambiental da região de Rio Vermelho, e serão soltos em Rio Grande, no Rio Grande do Sul”, afirma o Nunes.

O fiscal também salienta para os cuidados que se deve tomar ao encontrar um destes animais. “As pessoas acham que ao encontrar um pinguim, têm que colocar o animal no gelo. Muito pelo contrário; geralmente, eles precisam ser aquecidos”.

Os catarinense também poderão acompanhar no próximo mês a chegada de baleias ao litoral do Estado. Durante o mês de agosto, a região recebe as baleias franca. Em 2012, foram registradas mais de 200 baleias no litoral de Santa Catarina. Elas se deslocam ao litoral sul em busca de águas mais quentes para procriar.

Loading...
Revisa el siguiente artículo