Mês do aleitamento materno: Sociedade Brasileira de Pediatria promove série de ações

Lives, podcasts, campanha pró-aleitamento materno e outras ações da SBP marcam celebração do Agosto Dourado 2020

Por Verônica Fraidenraich – Canguru News

Para celebrar o "agosto dourado" – mês dedicado ao aleitamento materno no Brasil – a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborou uma série de ações que englobam a criação de um hotsite especial; a realização de lives para médicos e uma especialmente para os pais; novos podcasts para revista Residência Pediátrica (RP); a elaboração de um Guia Prático de Aleitamento Materno.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê, que deve ser dado de forma exclusiva pelo menos, nos seis primeiros meses de vida. Além de conter todos os nutrientes de que ele precisa, amamentar contribui para fortalecer o vínculo entre a mãe e filho. Estudos mostram que o aleitamento materno reduz em seis vezes o risco de morte por diarreia e previne outras infecções, principalmente antes de um ano de vida.

“A amamentação é a base da vida, porque ela tem benefícios para a criança e para a mãe que amamenta, bem como benefícios para a sociedade e o futuro das comunidades. A SBP preparou muitas ações para reforçar o posicionamento da nossa instituição para este ato tão belo e importante para a saúde das nossas crianças”, frisou a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

As atividades da SBP estão em consonância com o tema da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM): “#WBW2020 Support breastfeeding for a healthier planet”. Em tradução livre, “Apoie a amamentação para um planeta mais saudável”. O tema foi definido pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês), que comemora a semana do aleitamento em todo o mundo, entre os dias 1º e 7 de agosto. Sob essa temática, o Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP elaborou o slogan “3x mais cuidado”, cujo mote sugere cuidar do planeta, cuidar da comunicação (aconselhamento) e cuidados em tempos de COVID-19.

Pediatras participam de lives semanais ao longo de todo o mês

Temas como o aleitamento materno, o aconselhamento e cuidados em tempos de covid-19 serão debatidos nas lives que a SBP promove ao longo do mês de agosto, sempre às quartas-feiras, às 20 horas, com transmissão ao vivo feitas pelo site da entidade: www.sbp.com.br/lives.

O dia 26 terá uma transmissão voltada especialmente aos pais, com a participação do dr. Marcus Renato de Carvalho, do site Aleitamento.com, e de todos os membros do Departamento Científico de Aleitamento Materno. Cada encontro terá em média entre 60 e 70 minutos de duração, com espaço para perguntas aos especialistas convidados, que esclarecerão as principais dúvidas dos participantes. As transmissões serão feitas pelo site da SBP.

 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Loading...
Revisa el siguiente artículo