Em meio a pandemia do novo coronavírus, muitas empresas enfrentam problemas e tentam se reinventar para se adaptar a situação.
Celson Hupfer, doutor em psicologia social e CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, afirma que é fundamental se remodelar nessa época. «Ainda existe muita gente patinando nessa nova realidade. Enquanto inúmeros negócios trouxeram inovação e novidades, outras caíram para o esquecimento», opina.
Hupfer afirma que os líderes têm um papel fundamental em meio a uma crise e são responsáveis tanto desenvolvimento e permanência de um negócio e também no cuidado com a equipe. Ele listou os cinco piores erros cometidos durante a pandemia. Confira:
Recomendados
Esta é a planta que você deve colocar debaixo do travesseiro para atrair abundância
A Lua Rosa terá uma mudança nos signos mais sensíveis e lhes dará uma lição importante
Esses são os estados brasileiros com ‘maior número de cornos’; entenda
Não focar nas necessidades do consumidor
Como o mercado mudou, as necessidades dos consumidores também sofreram alterações. O que deixou muita empresa a ver navios foi a simples atitude de não prestar atenção no seu cliente. As dores, os anseios e a mudança de comportamento deles são pontos fundamentais.
Não automatizar processos
Não automatizar processos e ignorar as ferramentas tecnológicas é, sem dúvida, um dos piores erros de uma empresa durante a pandemia.
Não atentar-se à equipe
A engrenagem que faz todo um negócio girar são as pessoas de uma equipe. Outro erro dos líderes é o de ignorar as pessoas dentro de uma empresa. «Liderança não é só gerir uma empresa, mas é também reconhecer esforços e resultados dos colaboradores dentro de uma organização. Uma dica é sempre se manter próximo a equipe e pensar em quais atividades podem ser implementadas dentro de uma empresa para motivar e engajar as pessoas», indica.
Não se posicionar
Uma empresa que não se posiciona, não se reinventa e não cria novos planos estratégicos tem tudo para ficar para trás neste momento. Além de se tornar ignorante no sentido de não considerar um momento de crise e pandemia com mudanças no comportamento de colaboradores e mercado, ela pode perder visibilidade, investimentos, parcerias, lucro e até colaboradores.
Esquecer de aproveitar as oportunidades que a crise proporciona
A crise no geral não é bem vista, porém, uma empresa não deve deixar de existir, mesmo no ápice dessa situação. Portanto, a dica é sempre olhar o mercado e tentar cavar uma oportunidade, é nesse momento que os empreendedores precisam inovar, olhar seu negócio como um todo e explorar o mercado.