Estilo de Vida

Pesquisa feita com crianças encontra ligação entre dormir tarde e sobrepeso

Estudo realizado na Suécia acompanhou crianças desde um ano de idade até os seis anos

Uma pesquisa que acompanhou 107 crianças na Suécia, desde um ano de idade até os seis anos, constatou que há ligação entre qualidade do sono e sobrepeso: as crianças que iam dormir tarde foram as que apresentaram sinais de sobrepeso ao fim do estudo. 

Durante o período de análises, foram monitorados altura, circunferência da cintura, peso e índice de massa corporal (IMC) das crianças. Todas tinham medidas similares no começo. O sono era analisado uma vez por ano, por sete dias consecutivos, através de aparelhos colocados no pulso dos pequenos, como informa a CNN dos Estados Unidos.  

Leia também – Os desafios da escola para lidar com a diversidade humana 

Recomendados

A pesquisa faz parte de um estudo sobre obesidade e seus resultados mostraram que as crianças que habitualmente iam para a cama tarde, apresentaram cinturas mais largas e um maior IMC ao fim das análises. A definição de «dormir tarde» para os pesquisadores era dormir após as 21h. 

Endocrinologistas pediátricos, os americanos Nicole Glaser e Dennis Styne escreveram artigo comentando a pesquisa, em que afirmam que “dada a crescente evidência que liga hábitos de sono e obesidade, é essencial entender a natureza dessa associação”. Eles levantam a hipótese de que a ligação entre qualidade do sono e sobrepeso se dê porque certas regiões do cérebro, que regulam ciclos de sono e vigília, também gerenciam os comportamentos de comer e jejuar.

Leia também – Covid-19 e as crianças: o que diz a ciência 

Também pode estar relacionado a desequilíbrio hormonal:  quando a qualidade do sono é ruim, a produção do hormônio leptina, que dá sensação de saciedade, cai, e a produção de grelina, responsável pela fome, sobe. Isso faria com que a pessoa comesse mais, levando, consequentemente, ao sobrepeso. As informações são do portal UOL

Dormir mal também pode levar à redução de outros hormônios ao longo do tempo: melatonina (que prepara o corpo para o sono), GH (do crescimento) e cortisol (associado à estabilidade emocional e ao controle de inflamações). Por isso, é imprescindível que as crianças tenham uma boa noite de sono. 

Leia também – Durante pandemia, é recomendado parar o tratamento para engravidar? 

 “No mundo das crianças, em que tudo é novo e centenas de milhares de novas conexões neurais são formadas diariamente em seus cérebros, o sono exerce um papel crucial no crescimento e desenvolvimento”, afirma a pediatra Talita Rizzini, colunista da Canguru News. 

Veja dicas da pediatra para a higiene do sono, ou seja, para que as crianças tenham um sono de qualidade. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a newsletter da Canguru News. É grátis! 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos