Estilo de Vida

Sonda OSIRIS-REx da NASA fará ‘pouso de coleta’ no gigantesco Bennu; asteroide está em rota de colisão com a Terra

Depois de várias tentativas e análises, a Sonda OSIRIS-REx da Agência Espacial Americana (NASA) fará um pouso no gigantesco asteroide Bennu nos próximos meses.

Como revelado pela NASA, 101955 Bennu é um asteroide Apollo descoberto pela LINEAR em 11 de setembro de 1999. O corpo celeste, considerado potencialmente perigoso, está em rota de colisão com a Terra.

Com a descoberta da superfície surpreendentemente robusta de Bennu, OSIRIS-REx superou vários desafios desde que chegou ao asteróide em dezembro de 2018.

Recomendados

No entanto, devido às limitações impostas pela pandemia aqui no nosso planeta, aconteceram novas alterações no projeto. Agora, a missão planejava realizar o primeiro evento de coleta de amostras em 20 de outubro.

O mecanismo de amostragem do OSIRIS-REx tocará a superfície de Bennu por aproximadamente cinco segundos, vai disparar uma carga de nitrogênio pressurizado para perfurar a superfície e coletará uma amostra antes que a sonda se afaste.

Como revelado pela Agência Americana, a sonda está programada para partir de Bennu, com as amostras coletadas, em meados de 2021.

Com informações da NASA

LEIA TAMBÉM: 

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos