Estilo de Vida

Posso pegar o coronavírus comendo alimentos preparados por outras pessoas?

Seguindo a série do Metro Jornal sobre as principais perguntas sobre covid-19, nesta segunda-feira (13), vamos responder a seguinte dúvida: posso pegar o coronavírus comendo alimentos preparados por outras pessoas?

A Unimed explica, em seu site, que um dos vírus de coronavírus foram identificados em fezes de certos pacientes. Diante disso, ainda não é possível descartar a possibilidade de transmissão por meio de manipuladores de alimentos infectados.

“Entretanto, podemos afirmar que o risco da transmissão por alimentos contaminados poderá acontecer caso o alimento tenha sido exposto à secreção respiratória de uma pessoa contaminada”, explica a Unimed.

Recomendados

Limpeza dos alimentos

A recomendação da Unimed é fazer a limpeza do alimento antes de consumi-lo. Para alimentos cozidos, por exemplo, o risco seria muito menor.

«Para alimentos que serão consumidos in natura, como folhas e frutas, a higienização é feita como preconiza a segurança alimentar: lavar em água corrente para retirar sujeiras, parasitas e pequenos insetos e depois deixar de molho em solução clorada por 15 minutos, em média. Só então enxaguar em água corrente”, ressalta.

LEIA TAMBÉM:

Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos