Estilo de Vida

OMS explica: como colocar, usar, tirar e descartar a máscara?

Reprodução/Getty

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já alertou diversas vezes que as máscaras devem ser usadas por profissionais de saúde e indivíduos com sintomas respiratórios, como febre e tosse. Quem está dentro do grupo que deve utilizar o item, precisa conhecer algumas orientações sobre como colocar, usar, tirar e descartar a máscara.

ANÚNCIO

  1. Antes de tocar na máscara, limpe as mãos com um sabonete à base de álcool ou água e sabão.
  2. Pegue a máscara e verifique se há rasgos ou buracos.
  3. Oriente qual lado é o lado superior (onde está a tira de metal). Verifique se o lado correto da máscara está voltado para fora (o lado colorido).
  4. Coloque a máscara no seu rosto.
  5. Aperte a tira de metal ou a borda rígida da máscara para que ela se adapte ao formato do seu nariz. Puxe a parte inferior da máscara para cobrir sua boca e seu queixo.
  6. Após o uso, retire a máscara; remova as presilhas elásticas por trás das orelhas, mantendo a máscara afastada do rosto e das roupas, para evitar tocar nas superfícies potencialmente contaminadas da máscara.
  7. Descarte a máscara em uma lixeira fechada imediatamente após o uso.
  8. Execute a higiene das mãos depois de tocar ou descartar a máscara – esfregue as mãos à base de álcool ou, se estiver visivelmente sujo, lave as mãos com água e sabão.

LEIA TAMBÉM:

5 tutoriais sobre como fazer máscara de tecido em casa

Tags

Últimas Notícias