Estilo de Vida

Dicas saudáveis de lanches para as crianças

Que tal fazer da hora do lanche uma atividade divertida na quarentena? Ao envolver as crianças no preparo dos alimentos, elas se sentem mais motivadas a comer. Pode apostar!

Freepik

Já que as famílias estão todas em casa, por que não fazer da hora do lanche uma atividade divertida? Envolver as crianças no preparo das comidas é uma forma de entretê-las e assim fazer com que se interessem mais em provar aquilo que prepararam. Também é uma boa oportunidade de ensinar aos pequenos sobre a importância de uma alimentação saudável e apresentar a eles novos alimentos.

ANÚNCIO

Para a nutricionista Nágyla El Kadre, o fato de estarmos em casa na quarentena não quer dizer que devemos consumir apenas alimentos industrializados e altamente calóricos. “É preciso incentivar as crianças a consumirem alimentos de qualidade nutricional”, diz ela.

Leia também – Como fazer seu filho se alimentar bem durante a quarentena

Recomendados

A seguir, duas sugestões de lanches saudáveis para as crianças durante a quarentena.

Espetinho de frutas

lanches criancas

Esta é uma opção colorida e atrativa para as crianças, além de ser rica em vitaminas, minerais e fibras. É possível usar um cortador para deixar os pedaços de frutas mais divertidos, por exemplo, em formatos de estrela, de coração, de flor ou do que a imaginação da criança mandar. É só cortar as frutas e colocá-las no espeto, alternando-as.

“Sempre aconselho a consumir as frutas com as cascas para aproveitar ao máximo os nutrientes”, declara Nágyla. Sobre crianças que se recusam a comer frutas, ela sugere que os pais insistam mais de uma vez, visto que o suco, mesmo natural, perde nutrientes e não permite mastigar as fibras, o que ajuda na digestão. “Tente incentivar seu filho a consumir frutas nesse tipo de preparação [espetinho] e não desista na primeira vez que ele recusar. Se nem assim ele gostar de nenhuma opção de fruta, opte pelo suco”, orienta.

Sugestões de fruta para o espetinho: morango, kiwi, abacaxi, banana, uva (sem sementes).

Leia também – Alimentação balanceada pode fortalecer o sistema imunológico contra o coronavírus?

Rolinho de pão de forma (integral ou tradicional)

lanches crianças

O rolinho de pão de forma é uma opção fácil, versátil e gostosa. É só passar o rolo de macarrão para achatar bem o pão, rechear e enrolar, envolvendo o recheio com a fatia e formando um rolinho bem apertado. Os ingredientes do recheio podem variar de acordo com a sua preferência. Nágyla recomenda caprichar nos mais saudáveis: cenoura ou beterraba ralada, alface, tomate, rúcula, salsinha e mais algum tipo de proteína como atum, frango ou queijo fresco.

“Preferivelmente sem maionese ou ketchup, por serem alimentos industrializados cheios de aditivos. Em relação aos pães, recomenda-se o integral por ser mais rico em fibras, mas o pão tradicional pode ser uma opção também”, afirma ela. A nutricionista também sugere uma alternativa ao rolinho: fazer o sanduíche convencional usando fatias de pão em formatos diferentes, de coração, de lua, de boneco, etc. É só cortar duas fatias com um cortador do formato desejado e depois colocar o recheio entre elas.

Veja aqui como preparar picolé transparente de frutas, além de conferir uma dica especial da nutricionista para crianças que se recusam a comer legumes.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a newsletter da Canguru News. É grátis! 

Tags

Últimas Notícias