Estilo de Vida

Dinheiro é assunto para criança, sim (principalmente agora)

Tem gente que não gosta de falar sobre dinheiro com as crianças, acha que elas não têm maturidade para participar das discussões sobre o orçamento doméstico. Mas trata-se de um equívoco segundo os especialistas em educação financeira. “Dinheiro é assunto para falar com crianças, sim”, costuma dizer o economista Carlos Eduardo Costa, autor dos livros “Meu Dinheirinho” e “Sim! Dinheiro é assunto para criança”. Em tempos de quarentena, quando muitas famílias poderão ficar com a renda mais apertada, é preciso envolver os filhos no planejamento para enfrentar a crise.

É hora de rever as despesas. A verdade é que o coronavírus já está afetando muitas famílias – ou pelo menos trazendo muita inseguranças sobre a entrada futura de receitas. Mães e pais que trabalham como autônomos e agora estão em quarentena, por exemplo, podem ter visto o faturamento ir a praticamente zero de uma semana para outra. Será preciso avaliar todos os os custos da família, listar despesas que podem ser diminuídas, temporariamente suspensas e ou canceladas para enfrentar tempos que poderão ser difíceis.

É preciso eleger as prioridades. A adequação do orçamento deve ser feita por cada família baseada em um diagnóstico das finanças e necessidades do grupo. E não dá para excluir as crianças disso. Carlos Eduardo ressalta que as decisões competem aos adultos, mas que as crianças podem – e devem – ser chamadas a colaborar no processo, sempre respeitando a idade e a maturidade de cada filho.

É seu dever explicar o momento aos filhos. “Se a criança não quer deixar de pedir aquela pizza que ela pedia, não quer que você diminua o número de canais da TV a cabo, isso é natural”, afirma. “Cabe a você explicar que isso vai ser durante um tempo, até que as coisas melhorem.” Segundo ele, talvez seja hora de “fazer do limão uma limonada”. “Sua família pode aproveitar para refletir sobre nosso modo de vida hoje, sobre a questão do consumo: será que precisamos de tanto?”

  1. Quer saber mais sobre educação financeira para crianças? Confira outras dicas aqui.
  2. Quer dicas sobre como falar com os pequenos sobre a pandemia? Leia as orientações da ONU e do Unicef para os pais aqui.
  3. Quer tirar suas dúvidas sobre o vírus? Veja nossa página especial “Tudo sobre coronavírus para a família«, com informações dos especialistas do Hospital Leforte.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos