Estilo de Vida

Filho desobediente? Saiba como ajudá-lo

Seu filho faz birras e desobedece com frequência? Se isso acontece – e pode ser que até se intensifique neste período de maior convivência dentro de casa – , é bem capaz que você fique estressada e com a sensação de incapacidade de criá-lo. Tenha calma! Esse sentimento não é uma exclusividade sua.

O que acontece é que as crianças e os adolescentes de hoje estão aprendendo na escola a lidar com suas emoções. Mas eles também repetem o que aprendem em casa – e nós, que somos de outra geração, não tivemos essa oportunidade.

Então, imagine o turbilhão dentro da cabeça dessa criança: ela identifica os sentimentos, mas não sabe dar vazão a eles, e não pode contar com a ajuda dos pais nesse sentido, porque eles não estão preparados para tanto.

Recomendados

“Não precisamos identificar o que o nosso filho está sentindo, mas precisamos compreender que ele sente algo e que este ‘algo’ o está consumindo e, como defesa, ele (até inconscientemente) acaba atacando alguém, os pais, por exemplo”, explica a colunista Andrea Romão em artigo para a Canguru News..

Segundo Andrea, a inteligência emocional não é um traço, é uma habilidade que pode ser aprimorada se seguidas algumas estratégias:

  1. Não julgue o seu filho nem o recrimine pelo seu comportamento; não o compare a nenhuma outra criança.
  2. Mantenha sempre abertura ao diálogo. Para falar de algum conflito, procure um momento em que seu filho esteja bem para falar. Dê a ele confiança e compreensão, faça com que ele perceba que está sendo visto e respeitado.
  3. Ensine a ele que cada emoção pode se transformar em uma palavra, que a raiva tem forma, que a tristeza pode ser compartilhada para aliviá-la, que chorar não é ruim, que o mundo nem sempre é como gostaríamos que fosse.
Tags

Últimas Notícias


Nós recomendamos